Como lidar com o estresse no trabalho e impedir o aparecimento do Burnout.

“Todo mundo que teve um emprego, em algum momento, sentiu a pressão do estresse relacionado ao trabalho” (American Psychological Association, 2018). Primeiro vamos contextualizar o estresse, é o resultado de pressões que excedem nossa capacidade de lidar com elas. Quando os níveis adaptativos de estresse são ultrapassados e chega em um estado mais avançado, é …

Como lidar com o estresse no trabalho e impedir o aparecimento do Burnout. Leia mais »

Você tem baixa tolerância à frustração? Você pode suportar o insuportável.

Baixa tolerância à frustração refere-se ao erro de supor que quando uma coisa parece ser difícil de ser tolerada, ela é intolerável. É algo muito comum em quem tem altos níveis de ansiedade. Por acreditar que sentir ansiedade é algo terrível, é esperado que a pessoa ansiosa desenvolva um medo a frustração e ao desconforto, …

Você tem baixa tolerância à frustração? Você pode suportar o insuportável. Leia mais »

Você é milho ou piruá? – Uma metáfora para ressignificar

Você é milho ou piruá? Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que …

Você é milho ou piruá? – Uma metáfora para ressignificar Leia mais »

Como melhorar a comunicação, em qualquer ambiente

Um dos problemas que mais identifico dentro do consultório de psicoterapia, é a comunicação. No entanto, para a maioria das pessoas ela não vem como uma queixa, “ Eu tenho dificuldade em me comunicar ou me expressar”, percebemos ao decorrer das sessões que a falha na comunicação é um problema, que alimenta ansiedade, depressão e …

Como melhorar a comunicação, em qualquer ambiente Leia mais »

Catastrofização. Você conhece esse pensamento?

A ansiedade possui diferentes versões e características e os pensamentos distorcidos com frequência são acionados pelas mentes ansiosas. Você já deve ter notado quando um pequeno evento negativo ou neutro se transforma em algo gigantesco e imagina todos os tipos de resultados desastrosos que pode acontecer. Vamos imaginar essas 2 situações: Seu namorado novo recusa …

Catastrofização. Você conhece esse pensamento? Leia mais »